O concurso internacional RENAZCA anunciou as cinco equipes finalistas que podem ser responsáveis por revtaliizar o centro financeiro de Azca em Madri, Espanha, segundo informa o jornal El País. A convocatória, dirigida por Martha Thorne, visa transformar o distrito no nó econômico e cultural mais importante da capital espanhola. A equipe vencedora será revelada no final de Janeiro e será responsável por transformar a área em um novo espaço urbano aberto, sustentável e conectado à cidade.
Com a participação de aproximadamente 50 escritórios de arquitetura de todo o mundo e a exigência de ter pelo menos um parceiro espanhol, 31 grupos foram pré-selecionados, dos quais cinco equipes foram finalmente escolhidas. Entre eles estão OMA, MVRDV, West 8, Heatherwick Studio e Diller Scofidio + Renfro, todos estúdios com experiência internacional particular em transformações urbanas de alta qualidade. O processo de seleção contou co membros da diretoria da Escola de Arquitetura e Design da IE, com assessores como a arquiteta Odile Decq e o crítico de arquitetura Llàtzer Moix.
OMA (Holanda) apresentará sua proposta para Azca juntamente com NEXO arquitectos (Espanha) e Battle i Roig (Espanha). Além disso, MVRDV (Holanda), de Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries, irá trabalhar com o estúdio GRAS Arquitectos, de Guillermo Reynés. West 8 (Holanda), fundada por Adriaan Geuze e Paul van Beek, apresentará seu projeto em companhia de Porras Guadiana Arquitectos (Espanha). Heatherwick Studio (Reino Unido), dirigido pelo arquiteto Thomas Heatherwick trabalhará em associação com CLK Arquitectos (Madri e Moscou). Finalmente, Diller Scofidio + Renfro (EUA), liderado por Elizabeth Diller, Ricardo Scofidio, Charles Renfro e Benjamin Gilmartin, apresentará sua proposta juntamente com os paisagistas do estúdio Gustafson Porter + Bowman (Reino Unido) e B720 Arquitectos (Espanha).
Conheça mais detalhes sobre o concurso no site de RENAZCA.